quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A prima do papagaio

Eu tinha uma prima dona de um papagaio. Quando ela se casou, levou-o consigo. Era o seu dote.
Um dia, ela e o maridão viajaram. O papagaio, muito entediado, subiu ao telhado e danou-se a reparar no mundo. Estava assim distraído quando veio uma ave de rapina e, zaz, comeu-o.
Quando marido e mulher voltaram a morte do papagaio quase deu causa a uma separação.
A prima protestou:
- Se não achar meu papagaio, vô mimbora!
O marido achou um da mesma raça, igualzinho e, assim, ela se consolou.
Essa prima do papagaio morreu.
- E o papagaio?
Morreu nada.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Sistema de Engorda das Formigas

Ouvi no rádio uma informação da maior importância: as formigas cortadeiras de folhas não comem as folhas que cortam! Levam-nas sobre as costas para alimentar fungos. Estes, sim, o seu verdadeiro alimento!
Que formigas espertas, alimentam os fungos e, depois que eles estão gordinhos, devoram-nos. E são tão cheias de artimanhas que mais parecem seres humanos. Vão lá no meu jardim roubar as folhas novas, molinhas, pra ter menos trabalho.
É, elas tem razão: trabalho, podendo, todo mundo evita.
Esses rádios não têm mesmo do que falar, não é? E estão fazendo igual às formiguinhas.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

minúsculo gigante

Havia uma florzinha do tamanho de um grão de arroz,
de cor tão viva. Porém ninguém lhe via no jardim.
Era roxo-claro, quase cor de rosa,
Arrumada em pétalas minúsculas.
Brotava de uma folha em formato de coração,
não o coração de verdade, mas como daquele do desenho.
Folhas "lanceoladas", no dicionário de Botânica.
Ela estava ali escondida até que foi vista
por uma mão tão desprevida
que admirada de sua beleza
decepou a florzinha.
Minúscula flor, gigante é sua dor.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Notícia da Orquídea

- Soube de uma uma moça que se trancou com uma uma orquídea e se intoxicou com seu perfume!
- Oh!
- Soube de um homem que não se vacinou contra a febre amarela porque não queria passar três dias sem pinga. O mosquito foi lá e o pobre homem nunca mais bebeu.
- Pelo amor de Deus, dê uma notícia boa!
- A moça da orquídea sobreviveu e os outros bilhões que estão vivos também.
- Ah, sim, naturalmente!

Plauto

Como pude me esquecer! Descobri Plauto. Ou melhor, Tito Mácio ou Maco Plauto, que nasceu no ano 224 a.C. Tenho mais de Plauto do que podia imaginar. Ele está nas nossas veias. De Balzac a Eça de Queiroz, em todos vejo um pouco de Plauto, até em Machado de Assis. Plauto estava em mim e eu não sabia! Foi um presente.

Jejum

Foi um longo jejum. "A primeira coisa mais importante da vida é escrever. A segunda é ler" Disse-me um sábio. Fiquei fazendo tantas coisas bobas que nem sei o que fiz. Ah, sim, estive escrevendo um relatório de encerramento do meu trabalho. Por esse relatório até me tornei religiosa, pois fiz uma promessa para conseguir concluí-lo.
Talvez não tivesse o que contar. Todos os assuntos me pareceram tão tolos. Nenhum era digno de inaugurar o ano.
Outro dia, vi uma carreta cheia de leitões. Os bichinhos eram todos do mesmo tamanho. Olhando assim dava a impressão que eram iguaizinhos, nascidos da mesma mãe. Me deu uma vontade de escrever sobre os porquinhos. Mas isso lá era assunto pra começar o ano!
Eles estavam meio sujos, mas dava pra notar que eram rosadinhos. Segui atrás da carreta observando os porquinhos até que teve um que me olhou tão amorosamente que quase fui às lágrimas. Mas depois me virou as costas e vi que era uma fêmea. Abri a janela do carro e senti o cheiro horrível de lama podre. Ainda ouvi os grunhidos de suas brigas, de suas reclamações. Dei a seta e ultrapassei. Adeus, porquinhos!
Sim, e lembrando de animais, ontem Maristela e Priscila foram embora, juntamente com Eutanásio, o galo que vivia pedindo socorro. Foi a pata branca, que não tinha nome, coitada. Não teve nome. O seu futuro dono ficou me perguntando: Qual é mesmo a Maristela?
É a do pescoço pelado, respondi. Dali a pouco ele me pergunta: Como é o nome delas? Maristela e Priscila. Maristela é a maior por isso começa com M. Priscila tem o P de pequena. Ah, sim. Ele confirmou.
Não vi quando elas partiram. Vida longa para as minhas amigas. Saudades eternas.