terça-feira, 8 de setembro de 2009

Por que o lixo cultural nos atrai?

Você já reparou na banalidades das manchetes de algumas revistas?

Outro dia, me deparei com esta:

"Sinto vontade de ter mais um filho", e estampada havia a foto da Cláudia Raia, e o subtítulo "diz Cláudia Raia, aos 41 anos". Recordo-me de outra: "Sou mais durona do que William", era a vez de Fátima Bernardes.

São centenas e centenas de "notícias" desse gênero circulando pela internet ou nas revistas. Mas o que me abismo é: por que esse tipo de manchete nos atrai?

É verdade que já me peguei perdendo um tempo valioso do meu dia lendo essa espécie de bobagem.

O preço de um livro

Entre as muitas desculpas que as pessoas dão para não terem livro é o preço. Digo desculpas, pois, em minha opinião, não ter livro em casa, para uma grande parcela das pessoas, está naquela esfera das motivações pessoais.
Como me entristece ver uma moça bem vestida, com o aspecto de que acabou de sair do salão de beleza, me dizer que não compra livros porque não tem dinheiro. E me entristece mais ainda quando se entrega um texto para um jovem e ele, antes de tudo, repara para o tamanho, e diz: - É enorme! É muito grande, não vou ler. Não tenho tempo!
A propósito, a falta de tempo é uma das desculpas mais usadas para justificar a preguiça de ler.
Outro dia, uma jovem, me disse que pretendia se preparar para um concurso, e que para tanto ia fazer cursinho, e justificava a sua opção pelo cursinho contando-me que fora ver a apostila e eram 200 páginas! Ela concluiu: Imagina ler tudo isso!
O que ela não sabe é que para passar no concurso que pretende terá que ler 10 vezes mais do que isso e que um bom leitor consegue ler um livro de 200 páginas em um dia!