sexta-feira, 13 de março de 2009

Os sofrimentos do "neo"-Escritor

Então resolvi relatar o sofrimento do "jovem" escritor ou "neo" escritor, como queira. Mas os dias passaram e aquela sensação de angustia que experimentei quando entreguei meu livro (na verdade um exemplar de "No Tempo em que Cobra Tinha Asas", coletânea de contos da qual faço parte) à famosa escritora, colunista, crítica de um famoso jornal se evaporou.
Lembro-me que lhe entreguei o exemplar com uma dedicatória beirando o bajulatório: "querida e linda B." lembrando-me da reação que tive quando li a dedicatória simples que a escritora Ana Miranda me escreveu: "À linda Rai". Pronto, a escritora acertou em cheio. Naquele momento, descobri que não é necessário escrever muito para conquistar a simpatia de alguém. E como ainda não conheci um ser humano que não seja vaidoso, tasquei aquelas palavras.
A grande crítica me recebeu com um sorriso e depois de folhear o livro por segundos vi que ela o pôs de lado. Provavelmente a grande crítica está ocupada com um dos clássicos da literatura ou com um escritor da moda e largou o livro, que lhe dediquei com tanta esperança, em algum canto de sua casa ou do escritório e nem sequer leu uma página.
Então, depois de tamanha injustiça, tive que apelar para as forças divinas e inclusive acendi uma vela. Acendi uma vela para Tom Jobim, que é meu advogado perante Deus.
Deus, naturalmente, gosta muito da música de Tom Jobim, e entre um copo de Chivas de 18 anos e uma agua de coco, pede para o Tom tocar mais uma. O Tom responde assim: - Tudo bem, Grande, mas tem que ajudar a Rai!
E assim, a pedido de Tom, Deus vai me ajudando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rai, nem tudo está perdido.

Suas preces continuam sendo ouvidas por TOM JOBIM durante essas parcas águas-de-março que - você imagina - parecem lhe descaírem com economias: Tom "mandou" Jurandir comunicar a um músico-escritor acerca da coletânea... Eu.

Ouvi e senti.

E acabo de postar em meu blog uma chamada para a noite de autógrafos que virá.

Arrume mais canetas... porque os comparcentes irão ver como é que era "No tempo em que Cobra Tinha Asas"...

Sucesso pelo novo "filho"!!!

abs