domingo, 28 de outubro de 2007

Observações mundanas II

Um homem alto, cabelos cacheados, magro, bem parecido, como diz o caboclo, arremessando sua bolsa sobre o balcão da atendente do INSS, com o dedo em riste, esbravejou:
- Oh, eu tô vindo do Rio de Janeiro e preciso mudar a minha conta pra receber meu benefício aqui em Brasília.
- Preencha este formulário, por favor.
Pediu a funcionária.
- Preencha você. Levei um tiro na mão.
O homem mandou.
- Não estou autorizada a preencher e, observando a sua assinatura recente no seu protocolo de benefício, vejo que o senhor escreve muito bem.
O homem pegou do papel com preguiça e resmungando entredentes o preencheu. A funcionária perguntou-lhe:
- Qual seu endereço?
- Pra que quer saber meu endereço? Você vai na minha casa?! Minha filha, você não entendeu. Eu vim aqui mudar minha conta, não foi meu endereço.
- Eu preciso para confirmar seus dados. Empreste-me sua identidade.
Nesse ínterim o homem, mudando de tom, começou a falar de si.
- Você sabia que estou aprendendo inglês sozinho? Speak english?
- Não.
- Você sabe que língua Jesus falava?
- Inglês, óbvio.
O homem começou a rir e disse:
- Jesus falava hebraico e aramaico.
- Mas como?! Então ele não era tão inteligente e nem tão moderno assim.
- Pois saiba hebraico e aramaico são duas línguas das mais difíceis e eu quero aprender.
- Não tenho nada com isso.
Disse a funcionária ao mesmo tempo em que devolvia a identidade do sujeito.
- Você sabe quantos anos eu tenho?
- Não.
O homem se virando para o público que costuma freqüentar o INSS começou a gritar:
- Gente, ela não sabe a minha idade! Ela acabou de olhar minha identidade e não sabe a minha idade!
- Sim, moço, isso não interessa. Olhei só o ano de seu nascimento, não fiz as contas de lá pra cá. Mas, olhando pro senhor, deve ter meio século.
- Pois saiba que só tenho 37. Nasci em 1970. Se estamos em 2007, daria pra você bater o olho e ver que de lá pra cá são 37 anos. Se fosse inteligente, né!
- Então, devolva-me sua identidade porque você tem mais idade. Você não é o fulano que quer parecer. Isso é uma fraude!
- Não vou devolver nada, fique com Deus. Quem manda não ser atenta. Fui!

Nenhum comentário: