quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sobre a Velhice e a arte

Gilles Deleuze e Felix Guattarri tiveram a sorte de construir uma amizade que durou a vida inteira. Juntos pensaram e escreveram.
No finalzinho de suas vidas, início da década de 90, eles publicaram um livro refletindo sobre aquilo que haviam feito a vida inteira: filosofia. O livro foi intitulado: "O que é Filosofia?" É um livro muito bonito, cheio de declarações sobre a amizade, o amor, o porvir, a velhice.
Entao, já na velhice, eles percebem que antes dela nao tinham tempo de refletir sobre aquilo que haviam feito a vida inteira. Enfim puderam perguntar: mas o que é isso que fiz toda a minha vida? E concluem:
"Há casos em que a velhice dá, nao um eterna juventude mas, ao contrário, uma soberana liberdade, uma necessidade pura em que se desfruta de um momento de graça entre a vida e a morte, e em que todas as peças da máquina se combinam para enviar ao porvir um traço que atravesse eras. Ticiano, Turner, Monet. Velho, Turner adquiriu ou conquistou o direito de conduzir a pintura por um caminho deserto e sem retorno que nao se distingue mais de uma última questão."

Nenhum comentário: