quinta-feira, 17 de maio de 2007

Viriço, o curandeiro


- O Viriço tinha um ofício muito importante, sabia? Esqueci de te contar. - Disse minha mãe.
- Já sei. Ele era mágico. A senhora já me disse.
- Ele era curandeiro. Curava gente, curava bicho, curava árvore, curava até pedra, se duvidasse.
Um dia, meu pai foi procurar o Viriço para curar uma de suas melhores vacas. O Viriço lhe perguntou:
- Como é o nome de sua vaca, Joaquim?
Naquele tempo, todo animal era batizado. Meu pai lhe informou que a vaca era chamada de "Bonita".
- Onde ela está caída? - O Viriço perguntou. Meu pai apontou o rumo do mato onde a vaca estava prostrada.
- Vá para casa, Joaquim. Sua vaca já está se levantando.
Meu pai voltou lá e, para sua surpresa, encontrou a vaca boazinha, pastando tranqüila como se nunca tivesse sentido uma dor de cabeça. Por falar nisso, estou sentindo uma enxaqueca horrível.
- Então, mamãe, deixe-me rezar, pois nasci com os mesmos dons de Viriço.
Impus as mãos como uma beata sobre a testa da minha mãe e, com aquela seriedade dos palhaços, comecei a balangar os lábios, cuidando para que chiassem muito. Após alguns segundos, minha mãe, respirando fundo, exclamou:
- Que alívio, menina! Tu tens os dons do Viriço mesmo. Estou boazinha!
- Mamãe, a senhora não estava com dor de cabeça coisa nenhuma, pois eu não rezei nada, só fiquei batendo os beiços!
Minha mãe deu uma tapinha na bunda e disse:
- Ah, moleca, sem-vergonha! Engana até a própria mãe! Tomara que o Viriço hoje de noite venha puxar as tuas orelhas, viu?
- Ele pode vir. Tomara que aproveite para cochichar umas histórinhas aos meus ouvidos.
P.S. Imagem - auto-retrado de Paul Gauguin

3 comentários:

Anônimo disse...

Ora, ora, estas precisando ter um papo com dona Hilda, que foi aos céus e pitou com o poderoso...
Tenho certeza que até com o mestre Viriço ela já papeou.
Bjos

Toque de Mel disse...

Ju, rsrs. Marque um encontro para mim com a dona Hilda. Preciso obter notícias quentes do mestre Viriço.

Anônimo disse...

Se ela não morreu de verdade...
Pois ela já morreu umas três vezes, e isso ocorreu em 1999...
hehehehe, acho que agora se ela não morreu, pode já ter ido e voltado umas cinco vezes...hahahaha
Bjinhos