segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Ingentilezas no trânsito

Digo "ingentilezas" para não escrever uma palavra ferina. Eu estava dirigindo pela rua secundária e parei no cruzamento com a principal, quando escutei uma voz mandona atrás de mim e dizer: "Vai, dona Maria." Essa frase detonou em meu cérebro um turbilhão de emoções tão grande que senti vontade de parar o carro, descer e encarar aquele sujeito estúpido, (sim era um homem, um taxista), e dizer-lhe: "Como é que é?" Mas me contendo , eu olhei pelo espelho e disse: "Grosso".
Isso me deixou cólerica por duas razões: primeiro porque não dava para invadir a avenida principal porque vinha um carro, o qual não podia ser visto pelo infeliz que estava atrás de mim porque havia dois contêineres de lixo que o impediam de vê-lo. A segunda razão foi por causa do "dona Maria". Essa frase sintetiza tudo quanto é de preconceito contra a mulher, a mulher na direção de um carro, a mulher pilotando uma máquina, contém uma generalização absurda, como são quase todas . É machista, sexista, desrespeitosa. Naquele momento, não era somente a minha pessoa que estava sendo ofendida, mas todas as mulheres. Se há uma coisa que me enerva é essa mania de muita gente de cabeça grande e de idéias pequenas tentar diminuir a mulher. No fundo, é o desejo de roubar do outro aquilo que não se possui: dignidade.

2 comentários:

Maria Iris disse...

Pôxa que cara grosso!
Se fosse comigo pelo menos ele teria acertado meu nome, D. Maria!

Anônimo disse...

Nossa que horror... um cara desse nao devia nem andar na rua falando atrocidades como essa ninguem merece homem machista esses homens que são machista é porque sabem que a mulher é superior a ele.Na genetica esta comprovado que a mulher nasceu 1° que o homem e fora que a mulher consegue fazer varias coisas ao mesmo tempo ja o homem não ele so consegue fazer uma....