terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Enternecer-se na Solidão


"A solidão é fera, a solidão devora (...) e faz nossos relógios caminharem lentos". Linda composição de Alceu Valença. Eu dei para pensar sobre a solidão e quando eu dou para pensar, minha amiga me alerta: Cuidado! Estás pensando?
Estava pensando no que tem de brilhante e atraente na solidão, no que ela tem de secreto e de gozo. Pois existe uma solidão que não é "padecimento" é "enternecimento", é encontro e confronto do ser em solidão consigo mesmo.
A solidão tem muitas faces, é benigna e perigosa. É pluma que acaricia, é lâmina que fere. É na solidão, que, finalmente, ouso me perguntar: "Quem sou eu?"
Mas sinto que foi plantado no meio de nós um medo terrível da solidão. A solidão-maldita, a solidão-tenebrosa, a solidão-angústia, a solidão-que-mata! E o oxímoro do problema é que o medo da solidão só pode gerar aquele tipo de solidão, que é padecimento.
A mim parece que pouca gente tem coragem de assumir, de vivenciar e de amar a solidão. Mas a história está aí cheia de grandes solitários: Nietzsche, Rilke, Van Gogh, Borges, Kant, Emily Bronthë, Emily Dickinson. (Parece que me equivoquei com a quantidade, consegui lembrar de poucos, ou talvez seja ignorância minha.)
O ser- em- comunhão, afetivo, transcende a solidão-sofrimento, o ser-em-solidão enternecida transcende a si mesmo. É o que concluo, se não estou enganada.

2 comentários:

Karl Malak disse...

Oxímoro?

lena disse...

Oi, vim ler o seu escrito agora e por coincidência num momento em que eu estava sentindo a mais completa solidão...
Achei incrível eu ter lido seu texto justo hoje, pois escrevi estas palavras numa agenda velha, que eu já havia largado para lá: "Prometi para mim mesma que não mais escreveria coisas tristes, só registraria minhas alegrias, porém, hoje aqui estou escrevendo depois de tantos anos que larguei esse vício de escrever quando triste. Estou só, na mais completa solidão,é o momento de reencontro com a menina triste que há em mim. Ela retorna como alguém que estava adormecida num sonho bom de descanso e abre os olhos para chorar novamente" Quando li o que voce escreveu e vi a foto do Harry disparei a chorar.
Pois é minha irmã, não pense que quem tem companhia estar livre dessa SOLIDÃO!