terça-feira, 13 de março de 2007

Amiga Secreta


Tenho uma amiga secreta para quem escrevi uma carta. A carta continha um pedido: "Querida Ester, eu não a conheço, mas eu vi a sua foto e gostei muito de você. És uma criatura linda! (troquei propositalmente o pronome, pelo efeito sonoro que daria.) Estou escrevendo uma história para crianças da sua idade, (10 anos) e gostaria muito que você lesse o meu texto e fizesse uma crítica..." Não lembro mais o que escrevi.

Mandei o catatau para ela, considerando a sua idade, quase 50 páginas.

E veja de que grande gentileza essa menina foi capaz: ela leu tudo numa mesma noite, adiando o seu horário de dormir. E escreveu a crítica mais preciosa que já li. Com desenvoltura profissional apontou os erros de ortografia que encontrou, assinalando-os com uma bolinha e uma seta, e assinalou as palavras que não conhecia apenas com uma bolinha. E depois de apontar estas falhas, ela me disse essas palavras de estímulo: "mas as críticas só são boas, eu gostei muito de seu livro, não teve nenhuma parte que eu não gostasse." E no início ela havia dito: "quando eu comecei a ler o seu livro, eu não consegui parar de ler."

Ester é a menina da foto. Se um retrato pode revelar toda a doçura e a beleza que um ser tem dentro de si, é este o caso da foto de Ester.


Nenhum comentário: