domingo, 29 de abril de 2007

Harry, o gato!

Harry estava deitado sobre a tábua de passar, peça de muito mau gosto que ficava na suíte de sua dona. Porém, quando Harry se estirava ali, a tábua se transformava em pomposo adorno. Ele era branco, forte, grande, garboso. Tinha o pêlo lustroso e as faces proporcionais, enfeitadas por penetrantes olhos da cor amarela.
Quem o visse repousando ali, compenetrado e tranqüilo, naquela postura simétrica, poderia muito bem tomá-lo por um monge. Harry parecia passar horas meditando, cogitando, em profundo silêncio.
A mansidão do Harry era a sua qualidade mais atraente. Todavia, sob a capa da mansidão, ele escondia a sua natureza mais primitiva: a sua valentia, a sua ferocidade, a sua bravura.
Ele passara a noite brigando com um gato que ousou invadir seu território. Seus gritos de guerra quebraram o silêncio da noite e acordaram todos da casa, exceto um menino que mesmo se cutucado com vara curta não despertava.
Porém, de manhã, Harry estava ali, pacífico, orgulhoso de sua façanha, observando sua dona com ar de satisfação. Nos seus olhos nenhum resquício da sua vida noturna, apenas o brilho do seu triunfo.
Se ele pertencesse à raça humana, estaria marcado por pesadas olheiras e uma indisfarçável ruga no cenho. Que privilégio tem o gato!
Pensando nisso, acabo de descobrir a origem da minha admiração por este felino. Invejo a sua mansidão.
Que esperteza a do gato:
oculta a sua bravura sob o refinado manto da serenidade!

2 comentários:

disse...

Em homenagem a Mel e ao Harry, de William Burroughs.

"O gato branco simboliza a lua prateada que se intromete nos cantos e purifica o céu para o dia seguinte. O gato branco é o "limpador" ou "o animal que se limpa", descrito pela palavra em sânscrito MARGARAS, que significa "o caçador que segue a trilha; o investigador; o rastreador ágil". O gato branco é o caçador e o matador, e seu caminho é iluminado pela lua prateada. Todos os lugares e pessoas escondidos nas sombras são revelados sob essa luz suave inexorável. Você não consegue afastar seu gato branco porque seu gato branco é você. Não pode esconder seu gato branco , porque seu gato branco se esconde com você.

Anônimo disse...

O Harry é um safado que passa a noite impedindo que vizinhos pacatos como eu possam dormir.
O pior é esta cara desenxabida ao amanhecer, lambendo os bigodes e rindo de toda a vizinhança que foi obrigada a escutar esta disputa pela gata da dona Maricota!
O Cabelelezo