segunda-feira, 2 de abril de 2007

Pode ser sorte ou pode ser azar!

Quem não leu um continho intitulado com esse nome? Tem um fundo moral bastante simples.
A história conta mais ou menos o seguinte: um menino desejava muito ganhar um potrinho. Um belo dia, aparece um potrinho sem dono na porta de sua casa. O vizinho veio parabenizar o pai dizendo que ele tinha um filho muito sortudo. O pai respondeu:
- Pode ser sorte ou pode ser azar!
O menino cuidou do potrinho e quando este virou cavalo, sumiu. O vizinho, de novo, apareceu e disse:
- Seu filho é uma azarento! Depois que alimentou o potrinho e que se torna um cavalo bonito, ele foge. O pai respondeu:
-Pode ser sorte ou azar!
Em resumo, num lindo entardecer, o cavalo do menino retornou e trouxe consigo um bando de cavalos selvagens, que o menino amansou e os tornou seus.
Ora, toda essa história é pra contar do meu azar ou sorte de hoje.
De manhã eu tinha 30 reais no bolso. Dei 20 para o meu sobrinho e o restante para o homem que limpou o meu carro. Eu lhe devia apenas cinco, mas ele não tinha troco, então deixei pra lá.
Resultado na hora do almoço, aliás, já passava da hora do almoço e eu estava estrábica de fome. Depois de caminhar um km até o caixa do banco mais próximo do restaurante lá havia a linda mensagem: "saque indisponível". Logo pensei: Ah os meus cinquinhos reais!
O restaurante é daqueles que não aceita cartão, nem débito, nada de plástico. Enquanto isso, eu amaldiçoava esse maldito dinheiro de plástico, que não pode ser comido.
Dirigi-me para o outro local onde havia outro caixa, andei mais 1km. Chegando lá havia uma fila imensa, pois só um caixa funcionava. Eu fui logo avisando pra um que achou de meditar sobre a vida justamente ali:
- Pessoal, vamos ligeiro porque eu estou com fome e estou precisando de dinheiro pra almoçar.
O moço de gravata e terno preto da fila, cara cheia de espinha e muito mau humorado olhou para mim com ar de desprezo. Eu me virei pra ele e disse:
- Moço, vc acha que eu estou magra assim por quê? Porque estou há três dias sem me alimentar e hj a minha fome veio pra valer! (rs)
Os bem-humorados riram. O homem sério continuou sério. Imagino que aquele nó ao pé de seu pescoço era um antídoto contra o riso.
Quando eu entrei no elevador havia a seguinte frase: "Mude seus pensamentos e mudará seu mundo." Eu pensei: não há pensamento que faça eu mudar meu mundo enquanto eu estiver com essa fome. Não há pensamento que passe essa fome. Logo concluí que aquela era uma frase dita por quem nunca passou fome. Sequer uma fome temporária feito a minha.
Finalmente comi minha raçãozinha e voltei satisfeita da vida!
Mais ou menos, pois fiquei esperando um tempão pelo elevador.
Estava eu ali esperando, quando vejo chegar o menino mais bonito do ano! Neste ano ainda não vi outro mais bonito. (E ele paquerou comigo!)
Pois é, pode ser sorte ou azar!

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez eu tive uma dor muito grande e descobri o nirvana – Foi quando a dor parou...
Desta forma, você deve ter sentido quando comeu.
Você tem razão – não há pensamento positivo que valha um caroço de feijão!

Anônimo disse...

Prezada Autora,

Em seu texto você usou duas abreviaturas desnecessárias e mais inerentes às mal escritas mensagens na internet. Crendo que seu texto é literatura, considero isso uma falha.
Porquê escrever hj em lugar de hoje? Para economizar duas letras ou uma fração de segundos?

Toque de Mel disse...

Muito interessante o comentário do anônimo reclamando do "hj" abreviado. Segundo ele, isso é característica da má literatura na internet. Uma forma indireta de me incluir no rol. Menino ou menina, esse "hj" anda longe do grave erro que vc cometeu (insisto em abreviar) ao usar o "porquê". Não se usa o "porquê" com acento, muito menos junto, para se fazer uma pergunta! Em vez de apreciar o texto, deixe de preciosismo! Pelo jeito, vc não tem condição nenhuma de avaliar se sou boa ou má escritora! Felizmente!
Como avisei no início, abelha fabrica o mel, mas também ferroa!

Toque de Mel disse...

Pensando bem, vou acatar a crítica do comentarista "anônimo". A partir de agora, vou escrever hoje e não "hj"!