quarta-feira, 11 de abril de 2007

O Beija-Flor, o Sagüi e o Chimpanzé

O chimpanzé arranjou um emprego de auxiliar de jardineiro.
Todos os dias, ele carregava dezenas de baldes de água. Dois de cada vez, um em cada braço. Mas, ele não reclamava, pois, assim, ganhava um dinheirinho pra comprar a sua ração, umas bananas, uns coquinhos. Quando chegava 13º, ele ficava morrendo de felicidade. Ia ao shopping, (shopping popular, diga-se.) Comprava damascos cristalizados, chocolates e até presente de natal para os seus filhotes, que eram muitos.
O que lhe incomodava era ver o beija-flor voando, livre, pra lá e pra cá, batendo as asas, colhendo o néctar das flores, enquanto ele tinha que trabalhar de sovaco molhado.
(Isso lhe dava um odor horrível.)
- Ah, beija-flor magrelo! Nem tem topete e é um linguarudo! Tem uma língua feia, comprida e bifurcada! - Disse o chimpanzé, olhando muito bravo para o beija-flor que acabava de passar.
O sagüi, que estava no tronco da árvore predileta do beija-flor, respondeu:
- Ora, seu chimpanzé, deixe de ser mané, e pare com essa inveja! Deixe-me lhe perguntar uma coisa: o senhor foi caçar?
- Não. Por quê?
- Porque está cheirando a gambá!
O chimpanzé fungando num sovaco e noutro, respondeu:
- Deixe de ser maldoso, seu sagüi! Não é porque cê tá amasiado com o beija-flor que passou a cheirar bem. Meu cheiro é igual ao seu!
O sagüi, dando risada do mau-humor do chimpanzé e tapando o nariz para se proteger do mau cheiro, disse com voz fanhosa:
- Ah, desculpe, seu chimpa, é o cheiro do queijo parmesão que o rato acabou de roubar! Olhe ali, ele está entrando na toca! - Enquanto o chimpanzé se virou para ver o rato, o sagüi aproveitou e fugiu.
Chimpanzé correu, largou o serviço e foi procurar o queijo, mas não havia queijo, nem rato algum. Por causa disso, atrasou-se. O orangotango, que era o chefe da repartição, apareceu e lhe deu uma carraspana.
- Seu chimpanzé, chega atrasado e ainda fica nessa enrolação!
Ficando mais amarelo que um canário, ele pegou os dois pesados baldes de água do chão. No mesmo instante, surgiu o beija-flor, que levou um dos baldes para ele até o canteiro.
O Chimpanzé, sorrindo, de repente, exclamou:
- Esse beija-flor é doidinho!

Um comentário:

disse...

beija-flor carregando balde d'água? é ruim, hein!