sexta-feira, 20 de abril de 2007

O Mágico Viriço

Minha mãe, lendo o que eu havia escrito sobre o Viriço, reclamou:
- Olha, tu esqueceste de dizer que o Viriço também era mágico. Disse que ele era vaqueiro, peão, boiadeiro, o que é a mesma coisa! E deixou de informar que o Viriço era mágico. Tu pensas que o Viriço era um ignorante?! O Viriço era letrado, quando ninguém sabia ler, ele já lia livros complicados.
- Então, devo retificar e dizer que Viriço era mágico e um intelectual!
- Também não chegava a tanto! - Ponderou minha mãe.
- Que tipo de mágica ele fazia?
- As mágicas que todo mágico faz. Tirar coelhos da cartola, pombos de lenço, fazer um objeto aparecer em outro lugar, adivinhar pensamentos, e outras coisas do tipo.
Mas a especialidade do Viriço era fazer o povo botar ovo. Era assim: o Viriço gostava muito de brincar e, nessas brincadeiras, ele dava sempre um jeito de provocar uma briga. Ele se zangava com o sujeito. Mas era fingimento, apenas para que ele pudesse se mostrar por meio da mágica.
Foi o que aconteceu comigo. Porém, comigo ele se zangou de verdade. Ele ficou muito irritado porque eu mostrei para as visitas, para quem ele ia se exibir, seus coelhos, seus pombos, suas cobras, seus ovos, suas tralhas, que ele escondia no quintal.
Quando ele viu, gritou:
- Menina, sem-vergonha, buliçosa, senta aí e bota já um ovo!
- E a senhora obedeceu?
- Claro! Imediatamente fiquei de cócoras como uma galinha, como eu via o povo fazer. A coisa mais doida é que comecei a sentir uma dor de barriga inexplicável.
- E o ovo? A senhora botou?
- Te acalmas! O Viriço ordenou:
- Apara o ovo da bunda! Se quebrar esse ovo, eu te faço pôr um ovo de peru! - Pus a mão nas nádegas, pois Deus me livre de botar um ovo de peru.
- Pronto! - Ele disse. - Guarda. É um ovinho de beija-flor!
- Mesmo que tenha sido um ovo de beija-flor, eu morreria de vergonha.- Completei.
- Que nada! O pior sofreu mais tarde o teu pai. O Viriço fez ele botar um ovo de avestruz!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sacanagem! Até um ovo de galinha deve ser um parto (sem trocadilhos!) Já um ovo de codorna, será que é difícil?
Ah, e do ovo de beija-flor nasceu alguma coisa?
O Cabelelezo

Anônimo disse...

Oi, Rai! Finalmente pude acessar seu blog para me divertir, mais uma vez, com suas histórias bem humoradas.
Você está de parabens, por todas elas.

Bjs,

Nádia